27 junho 2017

Os 13 porquês - Jay Asher


Os 13 porquês foi escrito por Jay Asher, publicado pela editora Ática e possui 256 páginas. 

Quando eu vi que seria lançada a série desse livro eu fu atrás de resenhas para ver do que se tratava, vi uma vídeo resenha e fui correndo comprar o livro porque descobri que o livro falava sobre suicídio e esse é um tema que eu gosto muito.

Acho que agora que a série foi lançada todo mundo já deve saber pelo menos um pouquinho sobre o livro mas se você ainda não sabe, o livro vai contar a história de Hannah Baker que se matou e gravou 7 fitas que serão passadas para os "13 porquês" que são as pessoas que, de alguma forma, contribuiram para que ela tomasse essa decisão.

A história vai ser narrada pelo ponto de vista de Clay que está ouvindo as fitas e tentando descobrir o que ele fez e como ele contribuiu para Hannah se sentir tão mal a ponto de tirar a própria vida. E é ouvindo essas fitas que Clay começa a descobrir que a gente nunca sabe do que as pessoas são capazes.


Lendo esse livro eu fiquei me perguntando como as nossas atitudes podem impactar na vida de outras pessoas. Um comentário negativo, uma piadinha, uma foto... coisas pequenas mas que quando misturadas acabam virando aquela bola de neve. Exatamente o que acontece com a Hannah. Ela acabou juntando todas as provocações e o bullying que sofria no colégio até que decidiu que o melhor seria tirar a própria.

No livro também é possível ver que ela tentou buscar ajuda mas a depressão para muitas pessoas é ignorada ou vista como frescura. Talvez se ela tivesse tido alguma ajuda o problema não teria chegado ao extremo. Mas também entendo que é uma escolha própria. A partir do momento que Hannah decidiu que queria se matar, acho que ninguém mais podia tirar essa ideia da cabeça dela.



É um ótimo livro para refletir sobre nosso próprio comportamento e o comportamento de quem está ao nosso redor. Perceber os sinais quando alguém está precisando de ajuda e etc... Por outro lado, é um livro que me preocupa um pouco no sentindo de adolescentes que passam pelas mesmas situações que a Hannah decidirem tomar a mesma decisão que a dela. Mas no geral, foi um livro que eu gostei muito de ler e que eu recomendo muito. 

IMPORTANTE: Se você está lendo essa resenha e se sente como a Hannah tem o Telefone 141 que você pode ligar e falar com psicólogos que podem ajudar com o seu prolema ou acessar o CVV- Centro de Valorização da vida que também pode conversar e encontrar informações úteis. ♥

COMPRE NA AMAZON 

Acompanhe também no:

Facebook ♥ Twitter ♥ Instagram ♥ Skoob

  1. Eu não li o livro mas assisti a série e curti muito. É muito importante as pessoas perceberem que aquilo que fazem e falam tem muito impacto na vida dos outros e acho que a série e o livro são uma ótima forma disso.
    Achei muito interessante o aviso que você colocou ao final do post <3
    Beijo!

    Sorriso Espontâneo

    ResponderExcluir
  2. Oi Bea, tudo bem?
    Eu confesso que até hoje não consegui ler esse livro, e nem assistir a série. Acho que é um livro válido, pois nos chama a atenção para um problema que é real, mas como você disse precisa ter cuidado, pois pode ter o efeito reverso.
    ótima resenha flor e suas fotos ficaram lindas.
    Abraços,
    Amanda Almeida
    http://blog.amanda-almeida.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá! Gostei dos seus avisos e principalmente do último! Eu vi a série é gostei muito. Ela faz pensar que as vezes coisas simples podem impactar as pessoas, como o menino que tirava as cartinhas dela do cesto.

    Férias pra Ontem.

    ResponderExcluir
  4. Beatriz não sou fã de leitura mas eu gostei da sua pergunta tipo como nossas atitudes podem impactar a vida de outras pessoas...é assim mesmo e o livro parece ser bem interessante a esse ponto. Gostei da sua dica.

    Beijinhosss
    Blog Resenhas da Pâm

    ResponderExcluir
  5. Tô querendo ler esse livro desde o ano passado, mas até agora não li. Assisti a série e gostei bastante. Ela me fez refletir o quanto palavras mal direcionadas e brincadeirinhas de mal gosto podem machucar alguém tão profundamente ao ponto de fazer essa pessoa querer tirar a própria vida. Fico admirada como ainda existem pessoas que ignoram a depressão achando que é frescura ou que a pessoa só quer chamar a atenção. Sério, isso parte o meu coração :(

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  6. Não gostei muito, pois penso que pode acabar influenciando os jovens a cometerem suicídio também, fora que do nada surgiu o jogo da baleia azul que graças aos deuses acabou. Bom, amei o seu blog <3 bjjs.

    https://banshuutv.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Li esse livro pouco antes da série ser lançada e gostei bastante. Ainda fico em dúvida se gosto mais da série ou do livro mas adorei o modo como ambos, livro e série nos faz pensar como nossas pequenas atitudes podem afetar as outras pessoas.
    Ótima resenha :)

    ResponderExcluir
  8. Eu gostei bastante da série, quero muito ler o livro, também gosto desse assunto, acho legal quando resolvem falar disso.
    Agenda Aleatória

    ResponderExcluir
  9. Eu maratonei a série Bia, e acabei me sentindo um pouco melancólica depois disso. Acho que a série proporciona vários gatilhos na nossa mente. Eu acho que o livro também deve ser bem profundo, mas acho que depois do que senti com a série não sei se estou preparada para encarar ainda.
    Mas, é um assunto muito importante que deve sim, ser discutido.
    Beijos! ♡
    Colorindo Nuvens

    ResponderExcluir