Pin It button on image hover
27 janeiro 2016

Como funciona a parceria com editoras?


Eu vejo que muita gente tem dúvidas de como funciona parceria com editoras e achei interessante fazer um post sobre o assunto aqui no blog. Vejo que muita gente tem uma visão errada sobre parceria e pensa que o blogueiro recebe todos os lançamentos de graça enquanto que não é bem assim.

Afinal, o que é parceria e como funciona? As parcerias com editoras são feitas através de uma seleção de parceiros onde o blogueiro deve preencher todos os dados pessoais e do blog, e aguardar o contato da editora para ver se foi aprovado ou não. Geralmente nesse formulário você deve falar sobre o blog, as visualizações, seguidores e demais outros números. Também deve enviar link da melhor resenha, falar sobre o melhor lido já lido ou algo do tipo.

Sim, a editora além de avaliar se o blogueiro escreve bem ou se o blog tem um layout bacana, ela também vai avaliar sua interação com os leitores e os números do blog, afinal a parceria consiste em uma troca. Você recebe os livros da editora e em troca tem que resenhar e divulgar os lançamentos. Não pense que os livros são de graça ou que os números não são importantes.

Outra coisa legal é pensar antes se você está realmente preparado para firmar um compromisso com a editora. Você vai precisar ler os livros solicitados, postar fotos de livros recebidos, ter tempo para ler e cumprir os prazos estabelecidos. 

Eu demorei muito para começar a participar das seleções de parceria porque me sentia insegura em relação a esse compromisso e também achava que o blog não era bom o suficiente. Então a dica que eu dou é analisar o blog, ver se ele está bacana, se tem um conteúdo interessante, se os número de seguidores e comentários é um número legal para depois se inscrever.

Por a último a dica que eu acho mais importante é: escolha as editoras que mais tem a ver com você. Vejo muita gente se inscrevendo em todas as parceria possíveis e depois lendo livros por obrigação e isso não é nada legal. Eu, por exemplo, gosto de young adult, chick-lit e romances, não adianta eu me inscrever para parceria de livros religiosos ou de terror porque sei que não faz meu estilo e no final não vou aproveitar nenhuma dessas leituras.

Então é isso, espero que eu tenha ajudado um pouco e que tenha dado para entender como funcionam as parcerias. Vou aproveitar para deixar esse link da Aione com informações sobre as seleções abertas no momento. :)

Acompanhe também no:


Facebook ♥ Twitter ♥ Instagram ♥ Skoob ♥ Lojinha
  1. Eu estive pensando em fazer parcerias, mas sei que é uma responsabilidade grande, então as vezes fico em dúvida, acredito que este ano o blog ainda não está preparado para parceria, talvez eu tente no ano seguinte.

    Obrigada pelas dicas Beatriz.

    Beijinhos.

    http://true-luv.com/inolvidable/

    ResponderExcluir
  2. Oi Bea!
    Gostei do seu post e achei super informativo, tem muitas pessoas que não entende mesmo como funciona e gostei da dica de só se inscrever nas editoras que você se identifica, pode parecer obvio, mas tem muitas pessoas que não fazem isso.
    Eu já sabia como funcionava as parcerias porque minha prima tem um blog literário, o Livros & Citações, conhece? Ela já tinha me explicado tudo e eu acompanhei todo o processo dela para conseguir as parcerias e tals.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conheço sim e também já vi a Gabi em alguns eventos. :D

      Excluir
  3. Post super explicativo e interessante, Bia!
    Eu mesma já tive vontade de me inscrever para parcerias, mas não sei se seria apta para respeitar os compromissos, sabe. Eu já divido minhas tarefas rigidamente e quase não me sobra tempo pra nada, haha.
    Mas de fato é algo que muito me interessa, poder fazer essa troca linda de receber livros, poder lê-los e passar a sua opinião adiante a sua opinião sobre cada um. Uma baita responsabilidade! Te admiro por conseguir administrar isso tão bem, e é evidente que você faz porque ama <3

    Beijos,
    Priih.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também tenho medo de não conseguir cumprir as tarefas que tenho para fazer por isso demorei bastante para me inscrever. E também me inscrevi em poucas porque tinha medo de passar em mais e não dar conta, haha. Acho que você devia tentar e obrigada! ♥

      Beijos!

      Excluir
  4. Foi bem esclarecedor o post Bia. Parceria com editora é um compromisso e não apenas “ganhar livros de graça, como muita gente pensa”. É preciso se organizar para conseguir ler todos os livros solicitados e ainda fazer bons posts também! Beijos!
    Colorindo Nuvens

    ResponderExcluir
  5. Eu nunca fui parceira de editoras, porque ninguém me aceita hahahahha mas já recebi 2 livros da Novo Conceito. Quem sabe esse ano rola uma, né? ♥

    ResponderExcluir
  6. Obrigada Bia ! Estava precisando de um post para esclarecer essa dúvida, tenho muita vontade de conseguir parceria com alguma editora, estou tentando, mesmo sendo uma responsabilidade á mais deve ser muito bom o feedback entre edita e leitor, tendo como poder expressar sua opinião como um trabalho.

    http://geekinsana.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então é só tentar, Larissa!
      Sim, é bem bacana essa troca com a editora e os leitores. :D

      Excluir
  7. Esse post veio bem na hora em que eu precisava, andava pensando em uma estratégia e sobre a melhor hora para ir atrás de parcerias com editoras e etc, mas agora acho que é melhor esperar mais um pouco. Obrigada, foi bem esclarecedor haha
    Beijos!

    www.obstrelando.com

    ResponderExcluir
  8. Excelente post. Eu tinha curiosidade de saber e nunca me inscrevi porque ainda acho meus números baixos e também não tenho tempo pra ler direito. Quem sabe um dia? :D
    Seu blog é lindo.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Meu blog ainda tem um mês e sou super noob nesse mundo de blogs e parcerias, ainda estou me familiarizando com todas essas ideias, então o seu post me foi bastante útil, obrigada! :)

    Abraço,
    Mago e Vidro

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Criei meu blog a pouquíssimo tempo, mas o assunto das parcerias me anima e assusta desde já. Ao mesmo tempo em que parece incrível poder receber livros pra eu ler, em troca tendo que fazer textos sobre eles, algo que eu amo, também sinto medo de quando for o momento pra assumir um compromisso desse.
    Ainda mais levando em conta que eu não tenho tanto tempo livre.
    Bem, eu ainda tenho bastante tempo para pensar sobte isso 😂.
    Parabéns pelo blog, você explica tudo claramente, fazendo com que o post fique informativo e leve, sem complicações desnecessárias.
    http://mybeautifulword.wordpress.com

    ResponderExcluir