Pin It button on image hover
28 agosto 2015

O que o meu blog tem que o seu não tem

Esse post faz parte da blogagem coletiva do rotaroots onde as blogueiras se unem para trazer de volta a antiga blogosfera. Clique e saiba mais: grupo do rotaroots no facebook
Dos temas desse mês no rotaroots esse foi o que eu mais gostei porque além de falar sobre as coisas que o blog tem, serve também como dica para as amigas que também tem blog e assim como eu estão tentando sempre melhorar. Escolhi falar sobre 5 coisas e a primeira é:

Domínio


Quando eu criei meu blog ele tinha aquela url gigante que era prateleiracolorida.blogspot.com.br e isso me incomodava muito. Hoje em dia ele tem domínio próprio, a url encurtou e acho que assim é mais fácil do leitor memorizar e poder voltar aqui depois.

Banco de ideias


O banco de ideias é o que me salva quando não tenho a mínima ideia do que postar. Isso é uma coisa que ninguém vê mas faz uma diferença enorme na hora de preparar os posts do blog. Eu, por exemplo, gosto de sempre anotar ideias que eu tenho. Mesmo que eu não vá usar de imediato pode ser que alguma hora eu precise de alguma inspiração então é só pegar o caderninho e ver lá um assunto que eu posso falar no blog.


Calendário de postagens


Outra coisa que eu tenho e acho muito importante é um calendário de postagens. Não existe coisa mais chata que acompanhar um blog e ter posts todos os dias, vários posts num dia só ou então um tempão sem postagem nenhuma. Eu posto toda segunda, quarta e sexta-feira mas as vezes acho que é postagem demais. :x

Fotos próprias


Hoje em dia com tantos blogs na internet e já que muitos deles falam sobre o mesmo assunto, é preciso se destacar. Uma maneira que eu encontrei de me destacar foi usando minhas próprias fotos. É claro que eu não sou nenhuma Melina Souza nas fotografias mas me esforço ao máximo para ficar uma coisa diferente, bonita e original.

Comentários respondidos


Nem todo blogueiro responde ou retribui comentários mas para mim isso é importante. Sempre que tem post novo eu espero um ou dois dias para receber comentários e depois disso retribuo e respondo a maioria deles. Nada mais custo do que dar uma passadinha no blog daquela pessoa que dedicou um tempinho lendo e comentando seu post. ♥

Acompanhe também no:


  1. Ai, nem me fale em domínio estou doida pra comprar, mas o “.com” com o meu já tem comprado e ninguém usa, vou acabar ficando com o “.br” mesmo. Fora que estou naquela duvida cruel de se compro direto no WordPress ou se compro por outro site. ): Acho que do mês que vem, não passa! hahah Banco de ideias é maravilhoso mesmo né? Essa semana mesmo o meu me salvou! YAY! Que legal, nós postamos no blog nos mesmos dias ♥ Sabe de uma coisa que eu fiz também além de estabelecer dias? Foi horário. Programo todos os posts no mesmo horário. Acho mais fácil assim pra quem já sabe ou já percebeu isso no blog. :D E nossa, quem nos dera tirar foto a lá Melina, né?! E concordo com você, responder comentário é muito importante! Aliás, eu adoro! ♥ Sorry pelo texto ): Beijoos ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O horário também é muito importante e eu estou tentando postar sempre no período da manhã. Acho que é bacana para quem acompanha sempre e tals. Assim já sabe quando tem post novo, hihi. :)

      Ah e eu adoro textão nos comentários. HAHA <3

      Excluir
  2. Concordo com todas as suas dicas Beatriz. Um domínio próprio é super importante para dar mais credibilidade ao blog, responder comentários e usar fotos próprias também faz a diferença! Eu ainda não tenho câmera profissional, então uso o celular mesmo para fotografar, apesar da qualidade não ser tão grande acho que isso contribuiu para deixar o blog mais pessoal e se destacar de alguma forma! Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Somos duas, Dai. Eu também não tenho câmera mas tento fazer milagres com a câmera do celular, haha. É claro que nem tem comparação com fotos de câmera mas da um resultado legal nos posts do blog. :D

      Excluir
  3. Preciso ter um calendário de postagens também. Eu me perco muito huahauhauahuahauhuaa
    Beijocas!!!

    ResponderExcluir
  4. Bom eu voltei com o meu blog depois de anos afastada, mas por enquanto tô curtindo o blogspot mesmo até pq com o meu pouco tempo, já que estou estudando pra concurso e tenho uma rotina atribulada, só o fato de ter meu cantinho pra expressar minhas idéias já é uma felicidade e tanto. Concordo com grande parte do que vc disse principalmente quanto aos comentários, pois é uma forma de conhecer um pouco mais quem curte as mesmas idéias e opina podendo acrescentar sempre novas visões.

    Bjooo

    ResponderExcluir
  5. Oi Beatriz!

    Eu geralmente posto três vezes por semana também, mas quando estou muito apertada na faculdade fica um pouco difícil, sabe? Mas eu me esforço. Sempre anoto minhas ideias também, e anoto os trechos que mais gostei do livro que eu estiver lendo no momento, também ajuda bastante. Ah, eu SEMPRE retribuo comentários! Não sou muito de respondê-los (às vezes são muitos e fico perdida), mas sempre retribuo. Acho super importante dar um apoio para os amigos blogueiros.

    Beijo!
    http://www.roendolivros.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Yes! Eu também gosto de anotar partes dos livros para depois fazer a resenha e já saber mais ou menos o que eu posso falar, hehe. E sim, eu também tento fazer tudo isso que eu falei ai em cima. Mas não é 100% de certeza que vai sair tudo certinho no dia do post. :P

      Beijos!

      Excluir
  6. Bom dia Bê, nossa quanto tempo não deixo um comentário por aqui... Eu acho que o diferencial em um blog sempre será o blogueiro, cá, posso dizer que você tem uma marca diferente dos outros, por exemplo, fotos pessoais é uma boa carateristicas para nossos blogs, além é claro de total atenção aos leitores! Eu também tenho um banco de ideias, mas nunca consigo segui-lo, por exemplo, eu crio todo um calendário para as postagens, mas acaba que se eu atrasar um não consigo seguir o restante do mês (o Sete Coisas está nesse estado!). Gostei muito dessa postagem, realmente é algo que devemos valorizar: os leitores e nosso cantinho na internet!

    Um beijo, www.setecoisas.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que saudade de você por aqui, Igor. <3

      Sei como é, eu geralmente anoto muita coisa mas muita coisa também é jogada fora. As vezes já passou o ~boom~ da coisa ou aparecem outras coisas para serem postadas antes e acaba que algumas ideias vão ficando velhas para o blog. :(

      Mas vamos sempre tentando, né? E sim, valorizar os amigos e leitores é sempre importante. ♥

      Beijos!

      Excluir
  7. Seu blog me fez pensar em duas coisas que eu ainda não tenho:
    - Banco de idéias: achei uma dica simples, mas genial! É mto ruim ficar procurando assunto do nada no dia post... Acho que vou criar um banco pra mim, nem que seja no bloco de notas, e guardar num cantinho pras horas de falta de inspiração!
    - Calendário de posts: Essa me fez pensar MESMO, pq eu não tenho mto critério quanto a dia de postagem... Às vezes posto dia sim dia não, às vezes mais... Vou fixar dias certos pras postagens!

    Obrigada pelo post, me ajudou de verdade :)

    Parabéns pelo blog! :)

    www.deepluv.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cria sim! Eu fiz um e ele me salva nos dias que preciso fazer post. :)
      Obrigada Jéssica! E que bom que o post de ajudou, hihi.

      Excluir
  8. Oi Bea!
    Seu blog é realmente um grande exemplo para ser seguido. Muito bonito e bem organizado. Gosto bastante de sempre passar por aqui e deixar um comentário!
    Eu nunca tinha parado para pensar em ter um banco de ideias, mas achei isto genial! Vou tentar ter um!
    Beijos!!
    umlugarparaleresonhar.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Yay! Que bom que gosta daqui, Becca. Fico muito feliz em sabe disso, hihi. ♥

      Excluir
  9. Gostei muito do post! Estou considerando muito seriamente a possibilidade de pagar um domínio para o Livro Lab, ainda mais com tantos anos de blog, acho que já está na hora hehe. Ah, eu também faço algo parecido com o "banco de ideias", costumo anotar ideias para posts, às vezes demora meses para que eu use alguma ideia, mas sempre tô lá anotando - até porque minha memória é péssima, preciso anotar para não esquecer.

    Beijinhos, Livro Lab

    ResponderExcluir
  10. Oiee, tudo bem?

    Acho o domínio algo importante mesmo, mas não essencial. Principalmente para quem tá começando e ainda não tem certeza se vai conseguir manter o blog. Comprei o meu depois de um ano de blog. Gosto de seguir um calendário de posts tambem. Posto todos os dias, as resenhas são sempre segundas, quartas e sextas, tem bate papo na terça, sábados entrevistas e domingo Top 3. Acho que seguir uma logica de comentários é bem importante também. Quanto a retribuição de comentários, eu tenho que defender o outro lado. Tô no time dos que não conseguem sempre retribuir. Mas, acredite, não é por falta de vontade. E falo isso pelos outros que nem sempre retribuem também. No inicio do blog eu tinha tempo de retribuir sempre e ainda de responder os comentários no próprio blog. Mas ai você se enrola no trabalho, tira férias, viaja ou simplesmente chega cansada em casa do trabalho e não sobra tempo para retribuir. Adoro os comentários que eu recebo e leio todos com o maior carinho, mas as vezes você não consegue conciliar tudo e se você tentar fazer tudo ao mesmo tempo: postar, ler livro para resenhar, responder comentário, dar atenção pra sua familia, sair com o namorado, trabalhar, estudar, chega uma hora que você pira huahuahuahua.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também comprei o meu domínio depois de um tempinho, Kel. No começo eu tava cheia de incertezas então não queria investir em algo que não ia durar ou coisa do tipo. Mas depois de um tempo eu acho que tem coisas que são meio obrigatórias. A gente vai querendo melhorar o blog e ele vai crescendo então é preciso investir um pouco mais e tomar alguns cuidados para ele continuar sempre crescendo. :)

      Ah e isso é uma super verdade. Eu tenho responder/retribuir comentários pelo menos 2 dias na semana ou nos finais de semana mas com a correria nem sempre é possível. :D

      Beijos!

      Excluir
  11. Esse post foi muito legal, mas aalgumas dessas coisas meu blog tbem tem (fotografia própria, comentários respondidos...) haha
    http://somaisumapaginamae.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Comecei faz pouco tempo, estou tentando manter um calendário, queria também manter dias certos para postar, mas acabei embanando um pouco, então tem semana que sai segunda, quarta e sexta e semana que é segunda e quinta.
    Quanto a responder os comentários U_U, mas tento retribuir os comentários nos bolgs dos comentaristas.
    Domínio próprio vai demorar, se é que vou ter, o blog para mim é uma espécie de passa tempo um dia quando for leva-lo a sério mesmo ai penso nisso.
    Beijos

    www.poyozodance.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Acho que o domínio faz muito diferença, tanto por encurtar a url quanto por dar um ar mais sério ao blog, sabe? A maioria dessas coisas que você mencionou eu faço, mas preciso muito melhorar nisso das fotos próprias. Por falta de tempo/criatividade eu acabo colocando fotos que não são minhas e isso me incomoda. Preciso treinar pra tirar fotos melhores pros posts terem aquele diferencial, sabe? Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei sim. Também passei por essa fase e fui melhorando um pouco a cada dia. No começo eu também usava muita foto de terceiros mas agora tento sempre usar as minhas próprias fotos. É só ir treinando. <33

      Beijos!

      Excluir
  14. Esqueceu de falar que tem muito amor por aqui tbm ^^

    Fico chateada quando um blogueiro não responde ao comentário, parece que faz pouco caso.. Mesmo não tendo tempo, acho que pelo menos uma horinha na semana deve ser reservado pra isso né?

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nhooooooooooin, hahaha. ♥

      Também penso igual você, Clayci. Acho que é importante reservar um tempinho para responder e retribuir os comentários dos amigos. <3

      Beijos!

      Excluir
  15. Me irrita o meu 'blogspot' mas ainda não consegui parar e ter meu domínio T_T
    Tenho meus rascunhos salvos em momentos de ódio, mesmo sendo extremamente criativa e sempre tenho algo para que escrever!
    Dá mó desgosto quando não respondem seu comentário | A Bela, não a Fera |

    | FB Page A Bela, não a Fera|

    ResponderExcluir
  16. Eii Beatriz!
    Eu fiquei um bom tempo com o blogspot, mas não estava mais aguentando aquele sufixo no MEU url hehehe Ainda mais depois que descobri que era super barato um domínio próprio.
    Não gosto de publicar post todo dia no meu blog porque sinto que não vou conseguir divulgá-los pra todo mundo e alguns sempre vão ficar esquecidos. Então prefiro pensar bem no post, escrever com carinho e direito do que perder a qualidade.
    Beijoos

    Blog: Café Com Babis

    ResponderExcluir
  17. Até agora, o blogspot na minha url não me incomoda muito, mas me imagino num futuro próximo comprando um domínio também, rs.
    Eu normalmente tenho uma ideia e logo faço o post, e a maioria dos meus posts são resenhas, então não anoto muito, mas sempre estou com um caderninho por perto mesmo assim hahaha
    A quantidade de posts diários em um blog não me incomoda, o que eu não gosto é seguir um blog e esperar meses por posts novos.
    Comecei recentemente a tirar minhas próprias fotos e estou adorando o resultado, sinto que o blog é mais meu agora, rs.
    Sempre adorei comentar em posts que eu gosto, como esse, e sempre respondo todos os meus comentários. Um blogueiro que não se preocupa com isso não merece reconhecimento, na minha opinião.

    literarizei.blogspot.com

    ResponderExcluir