Pin It button on image hover
08 junho 2015

Corações de alcachofra - Sita Brahmachari


Corações de Alcachofra foi escrito por Sita Brahmachari, publicado pela Galera Record e possui 320 páginas.

Desde que vi a capa deste livro eu já imaginava que gostaria do conteúdo. Para ser honesta, eu até imaginava que seria algo um pouco mais raso e voltado para um público mais infantil, porém me surpreendi bastante. Este livro foi muito melhor do que o esperado!

Mira tem 12 anos e além de ter que lidar com as questões da pré-adolescência, como primeiro amor e primeira menstruação, ela se vê frente a uma enorme quantidade de questões fundamentais, como por exemplo, a perda de um ente querido. Mas, esta não é só a história de uma garotinha, é também uma história sobre todos ao seu redor. 

A maior parte do livro é contada a partir do próprio diário de Mira. Então, você já deve imaginar que este é um daqueles livros facilmente devoráveis. Ela é uma personagem adorável, daquelas que a gente morre de vontade de encontrar por aí. E, para uma criança de 12 anos, Mira é extremamente madura, às vezes parecia que ela era um pouco mais velha e eu esquecia completamente que estava na mente de uma garota tão novinha.

Sita Brahmachari conseguiu dar voz a esta criança sem forçar nada. Facilmente podemos ver o quanto ela é uma garota real, com problemas reais e com atitudes plausíveis (algo que eu levo muito em consideração, principalmente em livros contemporâneos).


Eu realmente gostei da maneira que Mira se expressava em seu diário, isto me permitia alcançar toda a sua essência e me familiarizar com ela e seus entes queridos. A vovó Josie foi um show a parte, sempre que ela conversava com Mira eram momentos de aprendizagem para a protagonista e, consequentemente, para mim. Aproveitei cada momentinho dela neste livro e, com certeza, cresci e amadureci junto com a protagonista. 

Os personagens secundários foram todos muito bem construídos. A melhor amiga e os garotos que faziam parte do clube de literatura, foram importantes cada um a sua maneira. Além disto, eles agregaram toques de humor e muita cumplicidade.


Corações de alcachofra é muito mais do que você pode imaginar! É um livro sobre primeiro amor, amizade, família e, sobretudo, sobre a perda e toda a dor que ela traz. Porém, não é um livro triste e carregado de sentimentalismo exagerado. Tudo está na medida certa e eu me encantei do início ao fim.
Resenha feita por Ana Mutti. :)

Acompanhe também no:


  1. Eu gosto muito de livros e filmes com protagonista criança. Acho que eles transmitem uma pureza, um modo de olhar a vida de forma tão inocente, mas ao mesmo tempo tão sábia que só tem a nos ensinar e surpreender. Eu não conhecia esse livro, mas me pareceu bem interessante!! Beijos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também tenho essa impressão sobre livros com crianças. Gosto da pureza e inocência que eles tem. <3

      Excluir
  2. Oi Bia, adoro livros com a história contada através de cartas. Com diário deve ser bem parecido. É muito lindo. Ah, e que capa linda é essa? Meu Deus! Fiquei totalmente apaixonada.

    Luana
    ig: @psicoseliteraria
    http://psicoselliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A capa é uma gracinha, né? Também estou in love. <3

      Excluir
  3. Estou louca para ler esse livro.
    Sim, a capa também me conquistou.
    Bom saber que é tão legal como você diz
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  4. Essa capa é linda demais, imagina a história então!
    Bjos,

    http://sejaforteeblogg.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Esse livro parece ser daqueles super fofinhos <3 A capa e a lombada são uma graça!!
    Fiquei curiosa pela história, me pareceu ser bem gostosinha de ler :D

    Beijinhos
    Daisy - nuvemdeletras.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Ana! :)
    Tenho esse livro aqui comigo, e bem vi comentarem que é uma ótima história sobre amadurecimento, e sua resenha veio pra confirmar isso.

    As fotos da Bia estão cada dia melhores! <3 Adoro o PC, é um cantinho muito agradável.

    Beijos para as duas!
    Lygia - Brincando com Livros

    ResponderExcluir
  7. por algum motivo sua descrição dele me lembro aquele livro antiguinha de coisas que toda garota deveria saber hahaha

    ResponderExcluir
  8. Oie =D

    Ai, que lindinho este livro <3 Adoro livros assim "facilmente devoráveis" hehe XD
    Além de que parece, realmente, ser muito mais do que parece. Tem mensagens muito legais no livro, personagens interessantes e um modo narrativo que me atraiu. E a vovó Josie parece ser uma figura adorável! Fiquei super curiosa para ler este livro!

    Beijos,
    Livy
    nomundodoslivros.com

    ResponderExcluir
  9. Apesar de não ser muito fã do genero, fica visível pela sua resenha que o livro possui suas qualidades. Ainda assim, não sei se arriscaria. Suas fotos ficaram top!

    http://www.cantinadolivro.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Que livro amorzinho <3 Amei a capa o conteúdo deve ser muto bom. Vou colocar na minha lista de compras. Beijos coração <3

    http://joicyrecco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Que livro amorzinho <3 Amei a capa o conteúdo deve ser muto bom. Vou colocar na minha lista de compras. Beijos coração <3

    http://joicyrecco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir