13 fevereiro 2015

10 dicas de como melhorar seu blog


Quem sou eu na fila do pão para fazer um post como esse, não é? Meu blog ainda tem muito para melhorar mas como algumas meninas já me pediram dicas então eu fiz esse post hoje para falar um pouco sobre aquilo que eu acho importante um blog ter.

Costumo pensar que para ter um blog legal ele tem que ter um conteúdo bacana, fotos legais e um layout que seja bonito e chame a atenção. Mas é claro que por trás disso existe dedicação e aqui vão algumas dicas para ter seu blog sempre bem bacanudo. :)

Layout

Eu acho que o layout do blog diz muito sobre ele então para mim o layout é uma coisa muito importante. Você pode achar muitos layouts legais e grátis disponíveis na internet, alterar ele de acordo com seu gosto e pronto, você já tem um layout personalizado com a cara do seu blog. Não é preciso gastar horrores para isso mas eu recomendo que se você puder e tiver condições encomendar um layout e ter um blog com uma aparência mais séria e profissional. 

Escrita

Outra coisa muito importante é ter um post bem escrito e sem erros. Leia o texto escrito e vá alterando os erros. Eu costumo ler várias vezes e revisar no word para não correr o risco de ter um post repleto de erros. Mesmo assim ainda é capaz de uma ou outra coisa errada então é preciso ter um pouco de atenção com o texto que você escreve.

Fotografia

A fotografia é outra coisa que chama muito a atenção no blog e muita gente acha que precisa ter todas aquelas câmera super caras para ter uma foto legal e não é bem assim. Eu tiro todas as fotos do blog com o meu celular e acho que por enquanto está dando certo. É claro que se eu tivesse uma câmera ficaria melhor mas quero dizer é possível fazer as seus fotos com um simples celular e sem precisar investir numa câmera profissional. Outra coisa legal é padronizar o tamanho das imagens. Nada de imagens tortas, algumas pequenas e outras grandes. 

Divulgação

Todo mundo que tem um blog quer que ele seja visto por outras pessoas e para isso é preciso fazer alguma divulgação pois ninguém vai achar seu blog sozinho. Você pode fazer isso através do twitter, página no facebook e grupos de divulgação. Só tome cuidado para não fazer spam e evite o "segue eu sigo de volta" porque ai o efeito vai ser o contrário e ninguém vai querer entrar no seu blog.

Contato

Tenha sempre uma aba do menu com a página contato para os leitores ou quem quer que seja entrar em contato com você através de email ou algum formulário de contato.


Conteúdo

Tenha sempre conteúdo original. Tudo o que você imaginar já existe na internet então é importante que você faça o post com a sua opinião e deixe sua marca nele. Jamais copie post de outras pessoas. Fale do mesmo assunto mas com suas palavras e com sua opinião sobre ele. Outra dica importante é: escreva sobre aquilo que você gosta. Não adianta criar um blog de moda, por exemplo, se você não gosta de moda.

Ideias

Tenha um banco de ideias. Sabe aquelas ideia que você teve e que poderia virar um post? Anote ela mesmo que você não for usar. Tem uma hora que a gente trava então essas ideias salvam a gente. 

Comentários

Habilite a opção de receber comentários no post do blog e tire o captcha se seu blog tiver, por favor! Comente em outros blog, mas nada de "adorei, legal, adorei o post" isso mostra que você nem leu o o que estava escrito. E responda sempre os comentários do seu blog. Isso mostra que você se importa com o leitor que foi lá e gastou um pouquinho do seu tempo para deixar um comentário no post.

Categorias 

Organize sempre as categorias do blog, assim fica mais fácil o leitor achar o que ele procura.

Página sobre

Se você não tem uma página de sobre faça agora mesmo! Essa página é onde você vai falar um pouco sobre você, sobre as coisas que você gosta, pode falar um pouquinho da história do blog e não esqueça de colocar uma foto sua. Quando uma pessoa chega pela primeira vez no seu blog normalmente ela vai ler essa página para saber um pouco mais sobre o blogueiro ou blogueira.


Enfim, essas foram as minhas dicas e espero que ela ajudem vocês de alguma forma. Não sou nenhuma expert no assunto mas acho que essas são as coisas básicas que uma pessoa deve fazer para deixar o blog sempre bem organizado e com a carinha dela. 

De bônus deixo aqui o link do ORGblog da Loma onde ela ensina dicas de todos os assuntos relacionado a blog. Desde de criar um blog até monetizar e ganhar dinheiro com ele, vale a pena dar uma passadinha lá e conferir.

Ah, se vocês gostarem do post posso pensar em dar mais dicas sobre assuntos específicos. Fique a vontade para deixar sua opinião nos comentários sobre o que gostaria de ver nessa série de assuntos sobre blog. ;)

Acompanhe também no:


Facebook ♥ Twitter ♥ Instagram 
  1. Amo esse tipo de post, ajuda muito em descobri no podemos melhorar.
    Eu concordo com você o layout do blog é a primeira impressão que você tem do blog.
    algumas dessa dicas é muito importante para consegui um público legal.
    http://coisasdemineira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Yes, também adoro ver posts do tipo porque eu sempre acho alguma coisa que eu posso melhorar no blog. hihi :)

      Excluir
  2. Adoro esse tipo de post, eu seeempre acabo pensando em algo que eu posso melhorar no blog. Adorei seu post, parabéns ^^

    Sorriso Espontâneo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou, Betânia. Obrigada! :)

      Excluir
  3. Muito boas as dicas, Bia! E como assim quem é você pra falar sobre isso? Acho seu blog super organizadinho, fofo e principalmente: bem atualizado! Coisa que eu já não consigo fazer com o meu, devido ao meu tempo.
    Mas acho que além de tudo isso que você mencionou - que é muito importante - é essencial que o blog seja a sua cara e que reflita o seu jeito de ser e os seus pensamentos. O que reflete na questão do conteúdo, que você também pontuou :)
    Dicas preciosas!

    Beijos,
    Priih.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Yay! Que bom que gostou das dicas Priih.

      Sim, também penso isso. O blog tem que tem a cara do dono e refletir aquilo que ele gosta. Afinal, a gente faz um blog para compartilhar tudo aquilo que a gente gosta, né? Caso contrário a brincadeira perde toda a graça. :D

      Beijos!

      Excluir
  4. Nossa, pra quem ta começando, esse tipo de post ajuda pacas! Procuro ler vários rs
    bjs

    http://no-coracao.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Ótimas dicas! Criei um blog novo há uns dias e vou seguir suas dicas pra deixá-lo melhor. Não sou muito fã de "sobre mim", até por que minhas postagens já são bem pessoais, mas devo admitir que você tem razão.
    E quanto aos comentários, acho que o que mais me irrita em um blog é quando ele tem captcha nos cometários, rsrsrs.
    Nunca fui boa em fotografia. Já tentei várias vezes, mas acho que meu negócio é escrever, mesmo. rs

    A Canção do Silêncio

    ResponderExcluir
  6. Suas dicas são ótimas, acho super importante o (a) blogueiro (a) fotografar para todos os seus posts e não pegar fotos da internet, porque assim o conteúdo fica 100% original. E não é legal fotografar e ver alguém usando sua foto por isso é bom que cada um produza sem próprio conteúdo. Beijos <3

    http://botasbatidasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo, sem nada de cópias!

      Eu sempre tento tirar minhas próprias fotos mas quando não dá eu pego da internet mas sempre com os créditos. Mas concordo com você, o blog fica mais original quando as fotos são tiradas pelo próprio blogueiro. :)

      Beijos!

      Excluir
  7. As dicas de fato são importantes, mas a que mais gosto e acho que seja a chave da coisa toda é o conteúdo. Não adianta ter layout bonitinho, fotos bacanas e um conteúdo manjado, sem autenticidade, sabe? E divulgação é um dos itens que eu prefiro melhorar, muito, haha.


    Blog | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente! Também estou tentando melhorar isso. hehe :)

      Excluir
  8. Bia, eu adorei as dicas! Acho que por ordem, o layout é o que mais me faz ficar em um blog. Se eu não me sentir confortável, eu não fico, principalmente se ele for bagunçado. Depois claro, vem os posts e as fotografias. Se o conteúdo do post não for original, digo pelo fato de ser escrito pela própria autora do blog, eu não fico no blog também. Posso me sentir confortável com o layout, mas se o conteúdo não for autêntico, eu não fico. As fotos não precisam ser de autoria própria sabe? Mas né, que tenham um tamanho padrão. E outra coisa me irrita profundamente é a divulgação / comentários desse tipo, eu nem aceito os comentários ou passo reto quando eu vejo um post desse em grupos de divulgação. Eu quero leitores, não números.
    Pensava que tu tinha uma câmera e fotografava com ela, haha. Não to acreditando que as fotos são de celular. ~finalmente achei alguém na mesma situação que eu, me abraça~. To impressionada, de verdade. Adoro suas fotos <3. Também fotografo as fotos do blog com o celular, pois não tenho dinheiro pra comprar uma câmera, vamos chorar e.e.
    As dicas são muito úteis até mesmo pra quem já tá nesse mundinho. A parte do banco de ideias foi genial, vou investir! <3.
    Um super beijo, Cores de Dezembro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carol! Que bom que gostou das dicas. :)

      Pois é, é só um celular mesmo. *abraço*
      Eu também não tenho granas pra uma câmera mas quero uma loucamente, hahaha.

      Beijos!

      Excluir