Pin It button on image hover
23 janeiro 2015

Eu li: Minha metade silenciosa - Andrew Smith


Minha metade silenciosa foi escrito por Andrew Smith, publicado pela editora Gutenberg e possui 304 páginas.

Queria começar essa resenha dizendo que eu me arrependo de ter demorado tanto para ler esse livro porque ele é maravilhoso. ♥

Em minha metade silenciosa conhecemos Stark McClellan (Palito) e o irmão, Bosten. Palito tem 14 anos. Seu apelido é Palito por ser o menino mais magro e alto do nono ano. Ele se sente feio. Não só porque é magro, mas porque ele também nasceu sem uma orelha. Bosten seu irmão tem 16 anos e é uma espécie de herói para ele.

Herói porque o irmão além de sempre proteger ele dos garotos da escola também tenta proteger Palito de seus pais. 


Os pais de Palito e Bosten são dois pais que não tem o mínimo de amor pelos filhos. Impões várias regras dentro de casa e quando elas não são respeitadas os meninos são espancados até as costas se abrirem em feridas ou o pai se cansar de tanto bater. Eles vivem numa espécie de cadeia. Existe um quartinho especial para castigo onde os meninos são colocados lá dentro sem roupa, sem água e sem comida por 1,2 ou até 5 dias. 

Palito é sempre muito inocente em relação a tudo e acha que isso é normal. Que os pais batem nos filhos, que existem regras e que um dia tudo vai ficar normal, mas sabe que na casa de Emily (sua melhor amiga) as coisas são diferentes e sente falta de carinho e amor.


Fiquei encantada pelo Palito e pela inocência de achar que tudo o que ele passa é normal, que não é nada demais. Ele é aquele personagem que a gente tem vontade de falar: vem cá, da um abraço, vai ficar tudo bem. E além de tudo ele é muito forte. 

A Tia Dahlia também é uma personagem maravilhosa e é impossível não amar ela. Ela é responsável por dar esperança aqueles meninos e mostrar que de alguma forma eles são amados e importantes para ela.

Esse foi um livro que me marcou muito e acho que não vou conseguir expressar nem 1% de tudo o que eu senti lendo ele.  Ele tem uma história incrível de superação, de descoberta e de amor entre dois irmãos. É um livro que mistura diversos assuntos pesados como drogas, sexo, abuso, prostituição, bebidas, bullying e diversas outras coisas que se ~encaixam~ tão bem que não fica aquela coisa forçada ou complicada de entender.


Minha metade silenciosa foi um livro que me fez pensar no quanto às vezes eu sou ingrata me achando feia, achando que eu não sou capaz de fazer alguma coisa e fez eu parar para agradecer por ser uma pessoa sem nenhuma deficiência e por ter pais que estão sempre do meu lado fazendo tudo por mim.

Me fez pensar nas crianças que nascem de uma gravidez indesejada, nas crianças que são filhas de pais alcoólatras ou drogados e em todas as crianças que passam por situações iguais as dos dois irmãos. </3

Também me fez pensar nas pessoas que às vezes entram no mundo das drogas ou da prostituição não por livre e espontânea vontade, mas porque a vida de alguma forma obriga elas a seguirem aquele caminho. Talvez como uma válvula de escape...

Preciso falar também da diagramação do livro. Se você comprar o livro e perceber que ele não tem a orelha direita, não se preocupe, o Palito também não tem. ♥ E como ele só ouve por uma orelha, a diagramação do livro faz com que a gente se sinta igual a ele, pois às vezes as palavras estão mais espaçadas como se a gente estivesse ouvindo aquilo muito distante. Ou às vezes as frases começam em caixa alta e vão terminando com as palavras cada vez mais pequenas como se houvesse uma oscilação no som. Tem como não amar? :')

Depois disso tudo eu acho que não preciso nem dizer que o livro entrou para os meus favoritos, né?

Acompanhe também no:


Facebook ♥ Twitter ♥ Instagram 
  1. Oi, Bia. Tem obras que a gente se arrepende amargamente de não ler antes. Pelo menos eu sou assim, fico me martirizando. Confesso que essa obra eu ainda não li, mas parece bem emocionante. E fiquei bem curiosa para conhecer Palito.
    Adorei seu blog, lindo, lindo.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista. São 4 ganhadores e você escolhe o livro que deseja ganhar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie! Acho que isso de se arrepender de não ter lido para mim é só um jeito de falar mesmo. Não fico me martirizando por isso. hehe :)

      Leia sim, super recomendo! E obrigada, fico feliz que tenha gostado do blog. :')

      Beijos!

      Excluir
  2. Que lindo! Nunca tinha lido nenhuma resenha desse livro, mas pela capa imaginei que fosse uma outra história.
    Parece ser bem emocionante. Pretendo ler!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Uau! Nunca tinha ouvido falar desse livro, o que é estranho porque parece ser incrível. Apesar de triste, parece ser uma história bem emocionante e do tipo que vale a pena. Ultimamente tenho procurado leituras mais leves, sem muitas reflexões sabe... para relaxar, mas quem sabe eu não leia mais para frente, tá anotado! hehe Sua resenha ficou muito boa e seu blog é muito lindo, eu tenho gostado muito daqui *-* vou voltar! :3

    http://diferente-mentee.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oie Beatriz! ^^
    Quando soube do lançamento desse Livro, lembro que fiquei muito curiosa, percebi pelo título e pela capa que esse Livro era para refletir e emocionar quem fosse ler!!!!!! E ler tantas resenhas positivas dele só me garatem isso!!!!!
    Quero muito conferir esse Livro! Sei que assim como Você, irei ver algumas coisas de modo diferente e que irei refletir bastante!

    Beijoos e até logo! ^^
    https://worldofmakebelieveblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  5. Eu ainda não conhecia o livro, não tinha visto nenhuma resenha ainda. O livro parece ser muito bom, uma história muito emocionante. Sua resenha ficou muito boa, fiquei com vontade de ler.
    Beijinhos!
    www.dosedeilusao.com

    ResponderExcluir
  6. caramba, esse é um livro totalmente novo pra mim, nunca tinha ouvido falar!! mas adorei a sua resenha! fiquei com vontade de ler! já coloquei na lista dos meus desejados! bjos :)
    http://marianacruz.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que a editora pecou um pouco na divulgação dele porque não teve quase nenhuma. Mas é um livro incrível que merecia ter muito mais destaque. ♥

      Leia, leia, leia.

      Beijos!

      Excluir
  7. Oii Beatriz, tudo bem?
    Tenho dois lado: Tem assunto da história que me deixa enjoada por assunto forte, outro, é o Palito, quero ler ele, ver o mundo que ele vê, os sentimentos. Quero muito ler mesmo mas vou tentar ser forte das partes fortes haha ficou muito boa sua resenha <3
    Fique com Deus!!
    www.doceliterario.com

    ResponderExcluir
  8. alias: Ameeei seu blog, o layout e tudo mais <3

    www.doceliterario.com

    ResponderExcluir
  9. Ah, que história mais linda!!! *.*
    Triste, é verdade, mas bem interessante. Vou adicionar na minha fila.
    A propósito, conheci o seu blog esses dias, é o meu primeiro comentário, e adorei seu cantinho. Muito aconchegante. Me senti em casa.
    Um beijo!!

    ResponderExcluir