Pin It button on image hover
07 outubro 2014

Eu li: Por que indiana, João? - Danilo Leonardi



Por que indiana, João? Foi publicado pela Giz Editorial, escrito pelo Danilo Leonardi do Cabine Literária e possui 208 páginas.

Esse é um livro de estréia do Danilo, que é o dono do site e canal Cabine Literária. Acho que quem curte livros e assiste vlogs já deve conhecer ele. Foi através do canal que eu fiquei sabendo que ele estava para lançar um livro e então eu fiquei super ansiosa para o lançamento. O livro tem como assunto principal o bullying e fala sobre o João, um garoto que sofre bullying pelo Guilherme, um dos valentões da escola.

João cansado de sempre ser agredido por Guilherme resolve revidar a agressão, mas ele não esperava que alguém tivesse filmado isso e colocado no youtube. Também não esperava que esse alguém fosse seu amigo Daniel. Depois disso a vida de João muda completamente. Ele vira o "herói" da história e seu vídeo alcança um número de visualizações absurdas. 

Ele começa a ser respeitado por outras pessoas, mas a história não vira um mar de rosas. Acontece muito mais coisa depois deste vídeo. Assuntos difíceis e delicados, garotas, novos amigos e novas atitudes...


O livro tem uma leitura bem rápida mas confesso que nas ultimas páginas eu já não estava mais presa na história e acabei enrolando um bom tempo para terminar. Acho que o livro perdeu um pouco o ritmo. A escrita do Danilo é bem fluida, bem engraçada e atual, porém eu não consegui gostar tanto assim. Na verdade o que fez eu não ter curtido tanto o livro foi o personagem principal. João era um garoto que sofria bullying e que começou a ser respeitado mas depois disso eu senti que a personalidade dele mudou completamente. Era uma pessoa que queria acabar com o bullying, mas fazia coisas malvadas com outras pessoas também então eu fiquei sem saber o que ele queria, afinal.

Enfim, como é um livro de estreia eu sabia que poderia ter algumas falhas e mesmo não gostando muito do livro eu ainda espero poder outros livros do Danilo. Ele tem uma boa escrita então eu acho que vai melhorar cada vez mais.

Ah, eu peguei autógrafo com o Danilo na bienal mas esqueci de tirar foto, mimimi.

Acompanhe também no: