Pin It button on image hover
12 dezembro 2013

Retrospectiva: melhores livros do ano

(imagem: melina souza)

O ano está chegando ao fim e com isso eu resolvi fazer um post com a minha retrospectiva de melhores livros do ano. 2013 foi um ano de bastante leitura e muitos livros bons. Fiz uma seleção dos melhores livros do ano para compartilhar com vocês. Vamos lá?!


O lado bom da vida: Pat Peoples, um ex-professor na casa dos 30 anos, acaba de sair de uma instituição psiquiátrica. Convencido de que passou apenas alguns meses naquele “lugar ruim”, Pat não se lembra do que o fez ir para lá. O que sabe é que Nikki, sua esposa, quis que ficassem um "tempo separados". Tentando recompor o quebra-cabeças de sua memória, agora repleta de lapsos, ele ainda precisa enfrentar uma realidade que não parece muito promissora. Com seu pai se recusando a falar com ele, a esposa negando-se a aceitar revê-lo e os amigos evitando comentar o que aconteceu antes da internação, Pat, agora viciado em exercícios físicos, está determinado a reorganizar as coisas e reconquistar sua mulher, porque acredita em finais felizes e no lado bom da vida. Uma história comovente e encantadora, de um homem que não desiste da felicidade, do amor e de ter esperança.
Fiquei com seu número: A jovem Poppy Wyatt está prestes a se casar com o homem perfeito e não podia estar mais feliz... Até que, numa bela tarde, ela não só perde o anel de noivado (que está na família do noivo há três gerações) como também seu celular. Mas ela acaba encontrando um telefone abandonado no hotel em que está hospedada. Perfeito! Agora os funcionários podem ligar para ela quando encontrarem seu anel. Quem não gosta nada da história é o dono do celular, o executivo Sam Roxton, que não suporta a ideia de haver alguém bisbilhotando suas mensagens e sua vida pessoal. Mas, depois de alguns torpedos, Poppy e Sam acabam ficando cada vez mais próximos e ela percebe que a maior surpresa da sua vida ainda está por vir. 
Cores de outono: O inesperado, o impossível, o destino... Quem ama escolhe seus caminhos, vence o medo, ultrapassa a razão, duela com a dúvida entre o certo e o fácil para seguir seu coração. Melissa encontrou em um olhar as revelações de toda uma vida e longe da lógica escolheu o caminho confuso, mas surpreendente do amor. Ela chegou à pequena cidade da montanha com a responsabilidade de cuidar de Alice, sua irmã caçula, esperando uma vida simples. Mas se viu envolvida por Vincent, um estranho arrogante, dono de irresistíveis olhos turquesa que vai levá-la através da sombra e da luz para revelar surpresas inimagináveis de um Mundo Mágico perigoso e fascinante. A cada encontro este homem misterioso amedronta e encanta; desperta sentimentos e a faz duvidar de sua coragem. Mas, antes que Melissa seja arrebatada por esse amor, ela precisa enfrentar elfos, magos e intrigas em um mundo inóspito que testará seu coração. Cores, de outono é o primeiro volume de uma saga mágica que vai instigar emoções e paixões.



A probabilidade estatística do amor à primeira vista: Com uma certa atmosfera de Um dia, mas voltado para o público jovem adulto, A probabilidade estatística do amor à primeira vista é uma história romântica, capaz de conquistar fãs de todas as idades. Quem imaginaria que quatro minutos poderiam mudar a vida de alguém? Mas é exatamente o que acontece com Hadley. Presa no aeroporto em Nova York, esperando outro voo depois de perder o seu, ela conhece Oliver. Um britânico fofo, que se senta a seu lado na viagem para Londres. Enquanto conversam sobre tudo, eles provam que o tempo é, sim, muito, muito relativo. Passada em apenas 24 horas, a história de Oliver e Hadley mostra que o amor, diferentemente das bagagens, jamais se extravia.
O segredo de Emma Corrigan: Em O Segredo de Emma Corrigan , Sophie Kinsella segue a receita que fez da série Os delírios de consumo de Becky Bloom sucesso de público - foram mais de 35 mil exemplares vendidos só no Brasil - e crítica. Com humor e muito charme, ela nos apresenta a Emma, uma inglesa perto dos 30 anos, mas longe de uma definição na vida. Na memória ela guarda situações ultraconfidenciais: como perdeu a virgindade enquanto os pais assistiam Ben-Hur na sala de TV, o que pensa sobre o namorado, as peças que prega nos colegas de escritório, seu peso real.
Mas o destino decide brincar com a protagonista: o avião pousa em segurança e o distinto cavalheiro nada mais é que o fundador e presidente da empresa onde trabalha. E além dos segredos pessoais, Emma abriu o verbo sobre todos os colegas da Panther e suas estratégias para enrolar no serviço. Para recuperar o respeito profissional - e voltar às boas com o pessoal do escritório - Emma se mete nas situações mais inusitadas, quase novelísticas. Mas com as quais todas as mulheres acabam se identificando.
Perdida: Sofia vive em uma metrópole, está habituada com a modernidade e as facilidades que isto lhe proporciona. Ela é independente e tem pavor a menção da palavra casamento. Os únicos romances em sua vida são os que os livros lhe proporcionam. Mas tudo isso muda depois que ela se vê em uma complicada condição. Após comprar um novo aparelho celular, algo misterioso acontece e Sofia descobre que está perdida no século XIX, sem ter ideia de como ou se voltará. Ela é acolhida pela família Clarke, enquanto tenta desesperadamente encontrar um meio de voltar para casa. Com a ajuda de prestativo Ian, Sofia embarca numa procura as cegas e acaba encontrando algumas pistas que talvez possam leva-la de volta para casa. O que ela não sabia era que seu coração tinha outros planos...



Cidades de papel: Em Cidades de papel, Quentin Jacobsen nutre uma paixão platônica pela vizinha e colega de escola Margo Roth Spiegelman desde a infância. Naquela época eles brincavam juntos e andavam de bicicleta pelo bairro, mas hoje ela é uma garota linda e popular na escola e ele é só mais um dos nerds de sua turma. Certa noite, Margo invade a vida de Quentin pela janela de seu quarto, com a cara pintada e vestida de ninja, convocando-o a fazer parte de um engenhoso plano de vingança. E ele, é claro, aceita. Assim que a noite de aventuras acaba e um novo dia se inicia, Q vai para a escola, esperançoso de que tudo mude depois daquela madrugada e ela decida se aproximar dele. No entanto, ela não aparece naquele dia, nem no outro, nem no seguinte. Quando descobre que o paradeiro dela é agora um mistério, Quentin logo encontra pistas deixadas por ela e começa a segui-las. Impelido em direção a um caminho tortuoso, quanto mais Q se aproxima de Margo, mais se distancia da imagem da garota que ele pensava que conhecia.
O projeto Rosie: Para se ter a vida de Don Tillman, não é preciso muito esforço. Às terças-feiras come-se lagosta com salada de wasabi (seguindo um roteiro com refeições padronizadas que evitam o desperdício de ingredientes e de tempo no preparo); todos os compromissos são executados de acordo com o cronograma – alguns minutos reservados para a prática do aikido e do caratê antes de dormir; uma hora para limpar o banheiro; três dias da semana reservados para suas idas à feira – e se, apesar dessa programação, algum desagradável contratempo surgir em sua rotina, não há nada que não possa ser solucionado com meia hora de pesquisa científica. Até o momento, a única coisa não esclarecida pelos estudos no campo de atuação de Don, a genética, é o motivo para sua incapacidade de arrumar uma esposa. Uma namorada ao menos? Ou até mesmo uma amiga para somar ao seleto grupo de amigos de Don, formado por Gene, também professor na universidade, e a mulher dele, Claudia, psicóloga e esposa muito compreensiva.
O lírio dourado: Em sua última missão, a alquimista Sydney Sage foi enviada a um colégio interno na Califórnia para proteger a princesa Moroi Jill Dragomir, e assim evitar uma guerra civil entre os vampiros que certamente afetaria a humanidade. Porém, a convivência com Jill, Eddie e principalmente Adrian leva Sydney a perceber que talvez os Moroi não sejam criaturas tão terríveis assim - e ela passa a questionar os dogmas que lhe foram ensinados desde a infância. Tudo se torna ainda mais complicado quando Sydney descobre que talvez tenha a chave para evitar a transformação em Strigoi, vampiros malignos e imortais, mas esse poder mágico a assusta. Igualmente difícil é seu novo romance com Brayden, um cara bonito e inteligente que parece combinar com Sydney em todos os sentidos. Porém, por mais perfeito que ele seja, Sydney se sente atraída por outra pessoa - alguém proibido para ela. E quando um segredo chocante ameaça deixar o mundo dos vampiros em pedaços, a lealdade de Sydney será colocada mais uma vez à prova. Ela confiará nos alquimistas ou em seu coração?

O post ficou uma coisa gigante, me desculpem, mas se eu não colocasse as sinopses dos livros ficaria muito vago. ;-; Coloquei os links das resenhas caso vocês querem saber o porque de eu ter achado esses os melhores livros do ano.

Bom, esses foram meus livros favoritos de 2013 e os de vocês?
  1. Só livro bom hein? :)
    li acredito que uns seis apenas ;...

    ResponderExcluir
  2. Esse ano não li livros tão bons, fico até triste... :(
    Dos que você leu este ano, também li Cidades de Papel e O projeto Rosie. Gostei muito deles também ♥ Quentin e Don são uns amores!

    Beijão, Bia ;*

    ResponderExcluir
  3. Oi! Dos livros que você escolheu, metade eu conheço, mas pelo visto os outros são muito bons também... Cidades de Papel é maravilhoso!

    http://blogliterariopalavrasaovento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olha eu não li nenhum desses livros que você citou, mas pretendo ler logo o CORES DE OUTONO da Keila Gon ano que vem, porque todo mundo tem falado muito bem da obra e quero também poder esperar o segundo da autora que vai sair também.
    Quanto ao restante, eu acho que os meus estrangeiros que comprei, eu vou deixar para ler depois, porque quero ler todos os meus nacionais para resenhar no blog e ler os que tenho assim sem compromisso ou só depois que terminar minha meta.
    Mas é isso...Eu tbm vou ver se posto algo no meu blog para mostrar os livros que li esse ano e porque indico cada um deles.
    =]
    Parabéns pela postagem linda
    Se cuida e fica com Deus.
    bjokas

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Em breve farei um video com o meu top 10 livros do ano.
    Eu amei Fiquei Com Seu Numero. Estou pra ler Perdida (ganhei de aniversário) e O Projeto Rosie (ainda não tenho).

    Beijão
    Sun Rises Here

    ResponderExcluir
  6. Ah eu não li a maioria desses haha mas eu concordo com O Lado Bom da Vida, bom demais. Gostei da lista :)

    http://stardustbones.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Fiquei com o seu número, A probabilidade estatística do amor a primeira vista e Cidades de papel <3 Pelas críticas que já li dos outros livros creio que sejam realmente ótimos e adora a tua lista Bea <3

    http://compulsivebookaholic.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Ótimos livros... Também fiz minha lista, mas está bem diferente... Adoro ver todas as opiniões!

    Bjs, Isabela.
    www.universodosleitores.com

    ResponderExcluir
  9. A probabilidade... também foi uma das melhores leituras desse ano pra mim.

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  10. Eu tô com muita vontade de ler A Probabilidade Estatística do Amor á Primeira Vista, deve ser muito fofo :3
    Sorriso Espontâneo

    ResponderExcluir
  11. Listinha perfeita, como sempre, né Bea?! ♥

    Beijos
    http://booksdeluxe.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Own Deus, não li nenhum deles, acredita?

    ResponderExcluir
  13. Dos livros que você mostrou, já li 7. Também gostei de todos eles. O Segredo de Emma Corrigan, por exemplo, é um dos meus preferidos. Assim como O Lado Bom da Vida. Por falar neste, você já leu o outro livro do Matthew Quick? É tão bom quanto! Li em algumas horas.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  14. Como é bom estar de volta (:
    Foi através do seu blog que vi como este ano foi tenso pra minha leitura.
    Não li nenhum desses D:

    Beijos, Lu ♥
    http://luizando.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Ei, Bia!
    Ahhh, gostei da sinopse de Cores de Outono e da lição que ele quer passar. A capa de "A probabilidade estatística do amor à primeira vista" me encanta, de tão linda. Mas eu gostei tanto do livro Um Dia que, não sei se iria gostar da história um pouco mais jovem dela.
    Apesar de nãp ser o tipo de ltieratura que leio, eu adorei a ideia do post :D
    Beijao <3

    ResponderExcluir
  16. A que ponto chegamos! Blogs literários completamente banalizados. 99,9% dos seguidores e comentários são de outros blogueiros! Cadê o público?! Tenho pena é das editoras, que se enganam por esses 'números enganosos', e fazem parcerias com esses tipos de blogs, onde o único objetivo é ganhar livros. Me desculpe por ser tão direto, mas é a realidade da nossa blogosfera. É triste. Números enganosos!

    ResponderExcluir
  17. Adorei ver 2 livros da Sophie Kinsella na sua retrospectiva hahaha ela é minha autora favorita, sou super suspeita pra falar. Comecei a ler o "Fiquei com Seu Número" tem pouco tempo e tô doida pra ler "O Segredo de Emma Corrigan", espero que sejam bons mesmo hehe adorei seu blog, já tô seguindo pra acompanhar. Bjs :*

    ResponderExcluir
  18. Awn quero quase todos *u* rs
    Cores de Outono também está nos meus melhores do ano. O Lado bom a vida não curti tanto assim "/ preferi o filme ~me julguem~ hehe

    http://nerdicesdeumagarota.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Vários livros bons! <3
    Eu também amei A probabilidade estatística do amor à primeira vista e Perdida!

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  20. Muitos livros bons, adorei sua retrospectivas.
    Feliz ano novo!
    Beijos!
    http://brunapopcorn.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Baita lista essa heim!!! Putz!
    Eu ganhei O LADO BOM DA VIDA essa semana do meu ex-namorado-amigo-para-sempre!! hahaha Ele leu e disse que vou amar, confio na opinião dele.
    O Projeto Rosie é lindo mesmo, quase entrou na minha lista.

    Lindona, espero que seu ano novo seja maravilhoso!!! Que tudo de bom aconteça para você!! Que venham muitos porres e que você perca a timidez e se jogue nos micos!! hahahaha

    Um grande beijos!

    Lelê Tapias
    http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Olá Bia, dos livros que tu citou eu já li três e se eu fizesse minha retrospectiva dos melhores com certeza eles estariam entre eles.

    Feliz Ano Novo!!!
    http://rotinadafelicidade.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Oi Biaaaaaaaaaaa! Feliz ano novo! Quantas leituras no ano que se passou né? Espero que vc leia o dobro nesse ano novo haha.
    Vim convidar você pra ver o ultimo post lá do blog. O prateleira colorido lindo e viver tá lá, rs.

    ResponderExcluir
  24. No que se diz respeito à livros, procuro sempre recorrer ao seu blog agora! hihih. Você tem um gosto literário super parecido com o meu e por isso me identifico tanto!
    Feliz 2014 pra vc Bia. Muito amor, felicidades e LIIIVROS! hihi ♥

    ResponderExcluir
  25. Oi, Bia!
    "O Lado Bom da Vida" é um livro ótimo (apesar de eu não ter gostado do filme, e só do livro mesmo), e ando há muito tempo desejando "Perdida".
    Feliz 2014 pra você, sumida! rsrs.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  26. Todos os livros do John Green que li esse ano foram ótimos. Também adorei O Lado Bom da Vida.

    ResponderExcluir
  27. Oi, Beatriz!

    Não li nenhum dos seus melhores livros, mas quero ler uma boa parte do que você leu: O lado bom da vida, Fiquei com seu número, Perdida e Cidades de Papel.
    Quem sabe esse ano consiga ler algum deles? :D

    Um bom ano de 2014 para você, repleto de boas leituras!

    Beijos,
    Maura - Blog da /mauraparvatis

    ResponderExcluir
  28. Perdida super merece mesmo essa lista! Eu li logo que foi lançado, então não entraria na lista de 2013, acho que 2012 ou 2011... ;)
    Já Cidades de Papel, não curti tanto a ponto de colocar como favorito não rsrs

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com.br

    ResponderExcluir
  29. Oi Bia! Tudo bem? :D
    Assim como você, gostei muito de A Probabilidade, também foi para meus favoritos do ano!
    Estou muito ansiosa para ler Cidades de Papel, Fiquei com seu número e Perdida. Todos os livros têm comentários muito positivos e espero me deliciar com todos eles! <3
    Adorei saber quais livros ficaram no seu top de 2013! Já peguei várias dicas! Hahahaha

    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  30. primeiramente, amei o layout *-* e amei o blog ahahha
    dos livros que você citou, eu li o lado bom da vida e apaixonei pelo livro *--* e to lendo cidades de papel :D
    os outros, eu não li, mas estão na minha lista, como o perdida e cores de outono :)
    Adorei essa retrospectiva :D

    beijinhos :*
    japona.mairanamba.com

    ResponderExcluir
  31. Não li muitos livros ano passado, mas esse ano irá ser diferente!!
    PArabéns.

    ResponderExcluir
  32. Desses li Perdida e Fiquei com seu numero, são ótimos

    bjos
    Pah - Lendo e Escrevendo

    ResponderExcluir
  33. To pra começar a ler o lado bom da vida.
    Ano passado quase não li nada, mas esse ano comecei bem e quero manter minha meta de 30 livros no ano.

    ResponderExcluir
  34. muito legal ,visitem :http://atraficantedelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  35. JÁ TÁ BOM DE VOLTAR PRO BLOG MOCINHAAAA!!!! Saudade daqui! :'(

    ResponderExcluir