13 abril 2013

O que você prefere: livros ou e-book?

(imagem: iemai)

O que você prefere: livros ou e-book? Há um tempo eu ando pensando nesse assunto. Vi a Mari e a Emi falando sobre isso no blog delas achei o assunto interessante e resolvi fazer um post para colocar minha opinião e saber a opinião de vocês também. 

Eu, particularmente prefiro os livros do que os e-books. Acho que o livro tem um toque especial que os e-book não tem. Com o livro e possível marcar citações favoritas, marcar páginas interessantes e as páginas onde você parou a leitura. É possível escrever uma dedicatória, presentear alguém e ser presenteado com um livro também. É possível ter um autógrafo do seu autor favorito e ainda é possível fazer uma coleção deles, coisa que com o e-book não dá para fazer.

Porém tem coisas que só os e-books fazem. A praticidade, por exemplo, é uma coisa que só o e-book tem. Devo confessar que os e-books são bem mais práticos que os livros. Você pode ler num kobo, kindle, ipad, computador ou qualquer aparelho do tipo que for. É bem mais prático não é? Você pode ter centenas de livros digitais armazenados nesses aparelhinhos que cabem na palma da mão e levar onde for. Coisa que com o livro às vezes não é possível fazer. Você não vai andar por aí com um "tijolão" na bolsa, não é? 

                                                                         (imagem: iemai)

E mesmo com tudo isso, eu prefiro os livros a e-books mas não vou dizer que nunca li um livro digital na vida. Já li sim, e foram vários. Mas como eu não tenho nenhum desses aparelhinhos tecnológicos que cabem na palma da mão o negócio foi ficando difícil. Ler no computador não é fácil e eu não estou a fim de ficar cega com 18 anos de idade mas se tivesse um e-reader, quem sabe? Eu até poderia gostar dos e-books. Porém, só me rendo a eles quando eu quero muito ler um livro que acabou de lançar, ou porque é um livro da Sophie Kinsella, por exemplo, que eu não vou ter dinheiro para comprar (hehe). 

No fim, a minha opinião é: eu prefiro mil vezes os livros, mas não abro dos e-books. 

E você, o que prefere: livro ou e-book?

  1. Nossa, mil vezes livros!!!! Como viver sem o cheirinho maravilhoso dos livros?? Não não e não, isso não existe!!!!! Ai, não acho que Ebook seja mais prático porque ler em celular e computador, por exemplo, acho que é mt mais difícil de se concentrar. Não troco meus livros por nada!

    beijos
    Kel
    http://porumaboaleitura.blogspot.com.br/

    p.s. respondi o seu meme vc viu? =)

    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não troco meus livros por nada!²

      Vi sim, obrigada por responder. Gostei bastante das suas respostas.

      Bjs!

      Excluir
  2. Não trocaria meus livros por nenhum e-book no mundo! Uma vez li "amanhecer" no computador e me arrependi! Só li tudo pq estava curiosa pra ler o livro, mas nunca mais li livros pelo computador. Não sei se com o e-book é diferente, não sei se ele incomoda a vista, pois se eu ficar mais de uma hora na frente do computador meus olhos já começam a arder! Mas, talvez eu compre um e-book um dia pela praticidade que ele tem e para experimentar e saber como é ler pelo um e-book. Mas, nada substitui uma prateleira cheia de livro, amo <3

    Adorei o post!
    Dá uma passadinha no CL!
    chic-lisboa.blogspot.com.br

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Particularmente, eu prefiro os dois. Primeiro, o livro sempre foi mais prazeroso de ler e folheá-lo, só que os preços estão ficando mais caros e isto está virando coisa de colecionador agora. Mas pra quem gosta de leitura, independente se gosta do livro ou de uma ferramenta tecnologia, irá adquirir conhecimento, não devemos excluir nenhuma ferramenta que nos dará mais cultura. Por isso sou a favor dos dois, pelo fato da praticidade e economia dos e-books também. Mas confesso que é ruim ler no computador, eu já tenho problema de vista e ficar mais trinta minutos aqui é um sacrifício pra mim haha

    Beijos flor sz
    http://descontruindoocaos.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  4. Essa eu respondo de olhos fechados e sem dúvida: LIVROS, sempre LIVROS <3
    Sei que tem o tal assunto do "meio ambiente", árvores e tal, mas tipo.. Não dá! Falo de livros de ESTÓRIA ~ contos, ficção.
    Os te estudo, como faculdade e tal, eu teria um e-book numa boa, mas livros de Estória.. não. Tem que ser LIVRO FÍSICO, cheirinho e tudo o mais!

    Beijos, Lu
    http://luizando.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Livros, sem dúvida! Até leio livros no tablet, mas nada se compara a ter um livro de verdade nas mãos.

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  6. Prefiro os livros.. ((((:
    Além do cheirinho gostoso, o tato pra mim é essencial. Passar cada folha..
    E-book, me dá dor de cabeça. /:
    Mas livros são caros.. mesmo assim prefiro livros! ♥
    Big Beijo.

    http://meualecrimdourado.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Prefiro os livros mas outro ponto negativo dos e-books é a questão do roubo, tenho muito medo, e já eram todos os livros né?

    ResponderExcluir
  8. Oi, adorei a primeira foto. Está perfeita.
    Eu continuo preferindo o livro físico, mas não sou contra o e-book pela praticidade.
    Beijinhos
    http://marlicarmenescritora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Prefiro os livros, não curto ler no note ;D

    ResponderExcluir
  10. Amo livros, mas não dispenso um e-book de vez em quando. Há um tempo atrás a editora Intrínseca fez um vídeo muito legal sobre esse assunto. Ve lá depois. Bjos
    versosdaceu.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou procurar ver sim. Já vi esse vídeo rodando por aí mas nunca parei para assistir.

      Bjs!

      Excluir
  11. Eu amo os livros, nada melhor do que sentir o cheiro deles, abrir, ver os marcadores, virar as páginas, enfim, tem todo um encanto.
    Acho que eu usaria os e-books quando for algum livro super dificil de eu conseguir.
    Beijos

    sonhosdegarota.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Livros, eu tenho que senti - lo, vive - lo mesmo tendo que levar um pesinho a mais onde vou!
    Com carinho, Aline! Louca indecisão |Sorteio

    ResponderExcluir